Início de operações no baldio de Ribeirinha
A Antarr iniciou em fevereiro o projeto de intervenção na área de cessão de exploração em cerca de 255ha, na Comunidade Local dos Baldios de Ribeirinha, no concelho de Vila Pouca de Aguiar. O projeto visa recuperar o Capital Natural da região, promovendo uma paisagem multifuncional que combine a produção sustentável e a preservação ambiental.
A área de intervenção nesta fase abrange aproximadamente 199 hectares, com um plano de gestão diversificado. Está prevista a plantação de 100 hectares de pinhal, essencial para a regeneração da área e para a produção sustentável de madeira. Adicionalmente, serão plantados cerca de 50 hectares de castanheiro para produção de fruto, inseridos na área de Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela, estabelecendo uma importante zona de produção agrícola e florestal que contribuirá para a valorização do território. A recuperação da área também incluirá a plantação de 18 hectares de sobreiro, uma espécie fundamental para a produção de cortiça e outros serviços de ecossistema na região. Para promover a biodiversidade e a resiliência ambiental, serão plantados 16 hectares de folhosas diversas, distribuídos pelas diferentes parcelas da área.
Além da plantação das espécies, será também realizada uma intervenção na rede viária da propriedade, com cerca de 11 km de caminhos a serem reordenados e melhorados, garantindo uma maior acessibilidade da área. Por fim, serão restaurados cerca de 15ha de linhas de água e galerias ripícolas essenciais para a proteção dos recursos hídricos e a conservação da fauna e flora associada, reforçando a sustentabilidade do ecossistema local.
Fique atento a mais novidades que teremos em breve!