Início de operações no baldio do Colmeal
A Antarr iniciou em janeiro o projeto de intervenção na área de cessão de exploração com a Comunidade Local de Baldios do Colmeal, no concelho de Góis.
Trata-se de uma área com mais de 1000 ha percorrida na sua totalidade pelos fogos em 2017, encontrando-se, portanto, praticamente desarborizada, com exceção de algumas áreas recentemente arborizadas pela Comunidade Local do Baldio.
A intervenção, acordada com a Comunidade Local, visa recuperar o potencial produtivo da área, criando ao mesmo tempo condições para a recuperação das áreas mais sensíveis – por exemplo, as linhas de água – e também para a redução de risco de incêndio, criando maior segurança para as aldeias limítrofes e para o Vale da Ribeira do Carvalhal do Sapo, um espaço de elevado valor cénico e natural que é procurado pelos amantes da natureza.
Perseguindo o objetivo de desenvolver uma paisagem multifuncional, serão criados espaços agroflorestais para produção de cortiça e de frutos, como a castanha e o medronho, e serão recuperados e expandidos povoamentos de folhosas autóctones.
Como se pode depreender pelo nome de Colmeal, o mel é um produto com relevância, o que é atestado pela existência de mais de 400 colmeias na área do projeto. A Antarr está a trabalhar com a Comunidade Local não só para garantir que as intervenções não afetam a produção de mel, como também para adotar medidas que fomentem o aumento dessa produção, com o consequente impacto económico e ambiental, dada a importância das abelhas para a polinização.
O projeto de intervenção da Antarr no Baldio do Colmeal pretende o restauro e a valorização do capital natural da região. O reordenamento da paisagem planeado visa quebrar a recorrência histórica de incêndios florestais e promover uma paisagem diversificada e multifuncional.
Fique atento a mais novidades que teremos em breve!