Antarr inicia as operações no projeto de Riodouro
A Antarr iniciou em fevereiro o projeto de intervenção na área de cessão de exploração com a Comunidade Local dos Baldios da Freguesia de Riodouro, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Trata-se de uma área com aproximadamente 500 hectares, percorrida parcialmente pelos incêndios de 2016 e 2024, encontrando-se praticamente desarborizada e ocupada por matos. Integrada na Serra da Cabreira, apresenta uma diversidade de características marcadas por uma grande amplitude de altitudes, planaltos e zonas de declives pronunciados. A intervenção, acordada com a Comunidade Local, tem como objetivo recuperar o potencial produtivo da área, promovendo simultaneamente a conservação das áreas mais sensíveis, como as galerias ripícolas, reduzir o risco de incêndio, e restaurar e valorizar o Capital Natural da região.
Com o objetivo de desenvolver uma paisagem multifuncional, serão restaurados cerca de 40 hectares de galerias ripícolas, fundamentais para a conservação da biodiversidade e para a proteção dos recursos hídricos. Nesta primeira fase, estão previstos cerca de 220 hectares de espécies de produção, e aproximadamente 80 hectares de folhosas e resinosas diversas, visando a melhoria das funções de conservação da paisagem.
Fique atento a mais novidades que teremos em breve!