Antarr inicia as operações no projecto de Cabeça, Seia
Está já em curso o segundo projecto de restauro de paisagem levado a cabo pela Antarr, desta vez no Baldio de Cabeça, uma área de 500 hectares situada na Serra da Estrela. A área sob intervenção sofreu um incêndio em março de 2021 encontrando-se totalmente desarborizada quando se realizou o contrato de cessão de exploração com o Baldio de Cabeça.
O projeto visa transformar a paisagem, através da diversificação de espécies e de usos do solo, da diversificação de produtos – madeira, frutos, cortiça- e da recuperação e preservação das galerias ripícolas e de outras áreas de conservação. Após a intervenção cerca de 50% da área ficará dedicada a espaços de conservação e proteção.
O projecto de intervenção foi desenvolvido em conjunto com a Comunidade local de Baldios de Cabeça de modo a garantir que os compartes possam continuar a disfrutar dos espaços naturais e mantendo o acesso a produtos como o medronho e ramos de pseudotsuga, uma espécie que é já um dos ex libris da Serra da Estrela, componentes fundamentais da decoração da aldeia para a festa da Aldeia Natal, um evento com projeção nacional que atrai milhares de turistas todos os anos .
De referir ainda que ainda no âmbito deste projecto se inclui a recuperação de uma antiga reserva botânica que se encontrava abandonada e que se constitui como um dos raros locais em Portugal onde o azereiro, Prunus lusitânica, ocorre naturalmente.
Em breve traremos novidades a respeito deste projecto.