3º Aniversário da Antarr
A Antarr celebrou o seu 3º aniversário com uma iniciativa que reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização ambiental: a criação de um pequeno arboreto. Neste espaço simbólico, a equipa e a Administração da Antarr, juntamente com a equipa da Sonae Arauco e dos membros da Junta de Freguesia de Carvalhais e Candal, apadrinharam duas árvores cada pessoa, dando a esta data um significado especial. Esta ação reflete a essência da missão da Antarr, centrada na recuperação e preservação do Capital Natural.
Desde a sua criação, há três anos, a Antarr tem procurado ser uma resposta concreta aos desafios que ameaçam o Capital Natural. Consciente da importância dos serviços dos ecossistemas, que garantem funções de aprovisionamento, regulação e valor cultural, a Antarr assume a missão de reverter os impactos dos incêndios florestais, da degradação da paisagem rural e da desertificação humana.
Atualmente, com a gestão de mais de 5.500 hectares, a Antarr já plantou mais de 800 mil árvores, contribuindo ativamente para a regeneração de extensas áreas naturais, promovendo, a melhoria da qualidade do solo e a criação de habitats para diversas espécies. Este esforço integra uma visão abrangente e inovadora de gestão territorial, que prioriza a preservação dos recursos hídricos, a recuperação dos solos e a criação de espaços destinados ao lazer, à convivência e à valorização das tradições e práticas locais, melhorando a qualidade de vida das comunidades.
Cerca de 40% da área sob gestão da Antarr é orientada para conciliar a produção sustentável, como a produção de madeira e outros recursos florestais, com práticas que promovem a conservação ambiental, garantindo a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Atualmente, 16% da área é já destinada exclusivamente à conservação, com foco na proteção de habitats naturais, espécies ameaçadas e na recuperação de ecossistemas.
Este compromisso reflete uma visão de longo prazo: criar um impacto positivo duradouro, garantindo um futuro sustentável e equilibrado e um legado para as gerações vindouras. Neste marco do 3º aniversário, a Antarr reafirma o seu propósito de revalorizar o Capital Natural, deixando uma marca indelével nas paisagens e nas comunidades onde nos inserimos.